sábado, 12 de maio de 2018

Front End e Back End: Qual a diferença?



Saudações apaixonados pela tecnologia!

          Uma dúvida recorrente a quem inicia no mundo do desenvolvimento, principalmente o "Desenvolvimento para Web", são os termos: Front end e Back end... Afinal, o que são cada um e como diferenciamos ambos? É exatamente isto que quero compartilhar com vocês hoje!

           Costuma-se definir "Fron end" como tudo aquilo que aparece no seu navegador e você consegue interagir, ou seja a interface gráfica, também pode ser chamado de client-side (lado do cliente)... Alguns exemplos de linguagens usadas no front-end são: HTML, CSS e JavaScript.
           O front end é a parte que o usuário pode interagir, onde o navegador disponibiliza para o usuário um comando, como clicar em links, menus, escrever em um campo de busca. Você irá encontrar o front end em imagens, links, textos e etc. 

           No back end é um pouco diferente, costuma-se nomear back end também como server-side (lado servidor), ou seja, o código é "escondido", feito para a ação ser executada no servidor, ou banco de dados. Algumas linguagens usadas são: PHP, Python, Java.

Enquanto o front-end cuida do visual e da interação entre o usuário e a interface, o back-end está agindo nos bastidores, buscando em um servidor as informações, dados e arquivos que serão exibidos no navegador. - fonte: progra{m}aria

Atualmente existem três tipos de profissionais no mercado, Front end Developer (Desenvolvedor Front End), Back End Developer (Desenvolvedor Back End) e Full Stack Developer (Desenvolvedor Full Stack)...

Desenvolvedor Front End -> É o profissional responsável pela interface e interação com o usuário.
Desenvolvedor Back End -> Trabalha diretamente com servidores e banco de dados.
Desenvolvedor Full Stack -> É o profissional que trabalha tanto com front-end, quanto com back-end.

          Esta é a postagem de hoje, um pouco diferente da primeira postagem deste blog, porém muito útil para entendimento incial de quem está se aventurando no mundo da tecnologia! Lembrando sempre que com a prática e a vivência, estes conceitos ficam mais fáceis de serem absorvidos! 
          Espero honestamente que esta postagem possa ter te ajudado de alguma forma e que novamente possamos aprender juntos, então caso queira acompanhar meu progresso em programação de forma mais "ágil", me siga no Instagram @devdaybyday.
Nos encontramos em breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário